quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como escolher o tênis adequado ao seu tipo de pé?

Notícias

Escolher o tênis adequado torna a corrida mais prazerosa, ajuda na prevenção de lesões e melhora a performance. Confira algumas dicas
17/4/2011 13:18  | Por Felipe Romano  romano.assessoriaesportiva@gmail.com 
 
foto: ivan padovani - ativo.com
A corrida é um esporte aparentemente simples: é só pegar um tênis qualquer e sair correndo. O problema é que de simples não tem nada, tornando-se complexo à medida que você tenta progredir no esporte. A corrida exige muito equilíbrio entre as várias funções do corpo.
O principal é possuir uma estrutura óssea e muscular adaptada e condição cardiorrespiratória que suporte o esforço necessário. Em muitos casos não adianta só fôlego se a musculatura não está preparada para suportar a quilometragem de treino. Junte isso com um tênis e técnica inadequados e pimba! Uma lesão para atrapalhar os treinos.
O objetivo do tênis é corrigir alguma falha. No entanto, poucas pessoas recebem orientação adequada na hora de comprar um tênis. Algumas marcas indicam em seu site os tênis ideais para cada tipo de pisada. Escolher o calçado adequado torna a corrida mais prazerosa, já que proporciona mais conforto, auxilia na prevenção de lesões e melhora a performance.
Descobrir o seu tipo de pé até que é fácil: ele pode ser chato, de arco normal ou alto. Basta olhar para a figura abaixo e ver qual é o seu tipo de pé. Agora descobrir o seu tipo de pisada, isto é, como é a maneira que seu pé pressiona o solo durante a corrida, é outra coisa.

Os tipos de pisada existentes são a supinada (pisada para fora), neutra, e pronada (pisada para dentro). Muitas pessoas acham que o tipo de pé determina a pisada, mas isso não é verdade. Existe uma tendência do tipo do pé determinar a pisada, mas isso não é a regra. Para descobrir o seu tipo de pisada você tem algumas maneiras:
Alguns tipos de teste
Scanner de pé: você pisa num scanner que mapeia seu pé em dois momentos, com o indivíduo jogando o peso do corpo no pé e outro sem jogar o peso do corpo no pé;
Baropodometria: um aparelho faz a análise dos pontos de pressão na sola do pé, há dois tipos no mercado, o primeiro no qual o indivíduo anda descalço de um lado para outro pisando em cima de uma plataforma. A outra maneira é colocar sensores na palmilha do calçado do indivíduo e ele anda e corre na esteira, onde numa tela aparecem os pontos de maior pressão;
Observação: a análise é feita com o olhar do treinador ou qualquer outra pessoa habilitada, pode ser estático ou dinâmico.

Os efeitos do calçado inadequado vão desde bolhas e perdas das unhas, a fraturas, tendinites e dores nas articulações do tornozelo e do joelho. As funções básicas de um tênis são amortecimento, absorção, leveza, fácil transpiração e proteção dos terrenos irregulares e de desvios de estruturas das pernas. O não cumprimento dessas funções pode acarretar em diversas lesões.
Quanto tempo dura um tênis?
A durabilidade de um tênis é medida pelos quilômetros rodados, ou melhor, corridos. Em geral, ele perde a elasticidade e o amortecimento quando alcança de 500 a 800 quilômetros. Isso porque o desgaste depende de fatores como tipo de solo, peso do corredor e a qualidade do material.
O corredor pode aumentar a durabilidade do tênis correndo em terrenos mais macios, como grama, areia ou terra, terrenos asfaltados podem encurtar a vida média do calçado. Se o corredor puder, é indicado fazer a troca entre um treino e outro para aumentar o tempo de uso e melhorar e sistema de absorção.
Uma última observação, não basta o corredor fazer todos os testes que puder e comprar o melhor tênis, é preciso seguir algumas recomendações básicas antes e depois do treino, como um bom alongamento, trabalhos de fortalecimento, treinos específicos, entre outros. Esses fatores aliados à tecnologia dos testes e treinamento ajudam o corredor a fazer um treino ou prova de maneira prazerosa.
 
Colunista: Felipe Romano 
Felipe Romano é preparador físico em São Paulo.