sábado, 21 de janeiro de 2012

Mais um Mestre que encerrou a missão no planeta. Morre o Mestre Professor Cantarino


Mario Ribeiro Cantarino. 1938-2012




De: José Cruz
10:01 (30 minutos atrás)


... com tristeza informo a morte do professor Mário Ribeiro Cantarino Filho, decano dos técnicos de atletismo. Natural de Niteroi, RJ, onde nasceu em 1931, ele morreu esta madrugada, em Brasília.

O velório será no Campo da Esperança, até às 19h, e o corpo será cremado amanhã.

Cantarino era dono de uma das mais espetaculares bibliotecas esportivas particulares do país, cerca de 5 mil volumes e milhares de recortes de reportagens e notícias sobre educação e esporte.

Há três anos vendeu a coleção para a Universidade Federação do Espirito Santo, onde também lecionou.

"Foi no final da década de 50 que elaboramos a primeira "Bibliografia de Atletismo", que foi datilografada e mimeografada, com muita dificuldade, e com poucos exemplares copiados, preparados com os meios existentes naquela época. Visto hoje, os caminhos transcorridos, para a confecção das poucas páginas da bibliografia citada, chegam a ser como uma peripécia circense. Lamentavelmente, não possuímos um único exemplar dessa primeira investida na elaboração de uma modesta bibliografia desportiva. A experiência não ficou somente no repertório bibliográfico sobre Atletismo, porquanto por força de trabalho profissional, com equipes de Remo e de Futebol em clubes capixabas, elaboramos o "Ensaio de Bibliografia Internacional de Remo" (1969), mimeografado e com 6 páginas, e o "Ensaio de Bibliografia Internacional de Futebol" (1970), mimeografado e com 11 páginas. Em 1975, Helena Pessoa Cantarino apresentou, no seu Curso de Biblioteconomia, a "Bibliografia de Futebol", com outras características, mais enriquecida que a nossa, com 14 páginas."



O texto acima é de Cantarino, em artigo exclusivo para o CEV -- Bibliografia Esportiva: relato de uma experiência -- do qual era colaborador e incentivador.


O Clube dos Corredores de Brazlândia - CORBRAZ  em nome de todos os filiados sente esta perda enorme para o Atletismo do Distrito Federal e Brasil. O Professor Cantarino sempre ajudou, apoiou e fez parte do nosso Clube como um grande amigo.

Clube dos Corredores de Brazlândia-DF